O país importou 503 mil toneladas de géneros alimentares até Junho de 2011. Maior aumento verifica-se no açúcar e no milho
O país importou 503 mil toneladas de géneros alimentares até Junho de 2011. Maior aumento verifica-se no açúcar e no milho a Bolívia está a perder a sua soberania alimentar, alerta o Instituto Boliviano de Comércio Exterior, fornecendo alguns dados sobre o aumento das importações no país. Das 298 mil toneladas de géneros alimentares importados em 2010, o país passou para 503 mil toneladas, num valor de 375 milhões de dólares (mais de 280 milhões de euros), adianta a agência Misna.

O maior aumento verifica-se no açúcar que de 8 toneladas, no ano passado, passou para mais de 91, em 2011. a Bolívia, que já foi um país exportador de milho, comprou 84 mil toneladas, entre os meses de Janeiro e Julho. Também as importações de chá estão a aumentar. O governo também restringiu as exportações de determinados géneros alimentares, o que mereceu protestos dos produtores agrícolas e criadores de gado.

a Bolívia está a tornar-se cada vez mais vulnerável à seca e aos fenómenos meteorológicos. O aumento das temperaturas nos últimos anos, resultante das alterações climáticas, ameaça a produção dos pequenos agricultores, em particular na região andina, indica a organização Oxfam. a insegurança alimentar afecta 40 por cento da população, sendo que a taxa de pobreza atinge os 80 por cento nas zonas rurais.