apresentação do roteiro do Museu de arte Sacra e Etnologia e da Liga de amigos do MaSE, marcam arranque das comemorações do vigésimo aniversário do museu dos missionários da Consolata
apresentação do roteiro do Museu de arte Sacra e Etnologia e da Liga de amigos do MaSE, marcam arranque das comemorações do vigésimo aniversário do museu dos missionários da ConsolataJá lá vão 20 anos, desde o dia 13 de Outubro que o Museu de arte Sacra e Etnologia de Fátima abriu portas aos visitantes. São milhares os que, anualmente passam por este espaço museológio, propriedade dos missionários da Consolata, quer seja para uma visita quer seja para participação nos ateliers ou iniciativas várias que ocorrem ao longo do ano.

a 13 de Outubro, o Museu de arte Sacra e Etnologia (MaSE) de Fátima apresenta o Roteiro do museu, às 17h30, naquele espaço. Publicação há muito solicitada pelos visitantes e investigadores, será apresentada pelo director do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte.

O roteiro «apresenta conteúdos de autoria dalguns dos mais conceituados especialistas nacionais, sendo esta publicação um instrumento de apoio à visita ao espólio da sua exposição permanente e, ao mesmo tempo, um primeiro subsídio em ordem a poder divulgar o seu espólio no seio da comunidade museal e científica, explica o director do MaSE. a publicação teve o apoio financeiro da Rede Portuguesa de Museus e Instituto dos Museus e da Conservação no âmbito do PROMUSEUS 2010.

Durante a mesma sessão comemorativa será apresentada a Liga de amigos do Museu de arte Sacra e Etnologia. Sem fins lucrativos, irá desenvolver «iniciativas e actividades, em articulação com o museu, de forma a promover o estudo, inventário, preservação e valorização dos bens culturais, explica Gonçalo Cardoso. através do trabalho voluntário e do mecenato, a Liga tem como objectivo a «divulgação e o enriquecimento das colecções, a promoção de investigação, a realização de exposições, a edição de publicações, o desenvolvimento de acções de formação, a defesa do património da área envolvente do Museu e a cooperação com outros museus, salienta o responsável do Museu. a Liga é liderada pela professora Lucília Neves.

No âmbito das comemorações do 20. º aniversário, durante o mês de Outubro decorrerão no único museu de Fátima credenciado pela Rede Portuguesa de Museus , várias as actividades. Tertúlias, visitas guiadas, testemunhos missionários, colóquios, oficinas pedagógicas e a inauguração da exposição temporária de fotografia de arte sacra ” a FÉ (tos)” de Pedro e Carlos Inácio, no dia 24 de Outubro pelas 18h30.

Propriedade dos missionários da Consolata, o MaSE promove o encontro com a beleza, a arte, a história e a cultura. «através das suas colecções de arte sacra, que espelham os diferentes passos da vida de Cristo, e de etnologia, que fazem eco dos mais longínquos lugares relacionados com a missão, o visitante é levado a contemplar as mais surpreendentes peças da cultura artística cristã e a tomar contacto com povos e culturas de todo o mundo, salienta Gonçalo Cardoso. O museu possui uma Sala dos pastorinhos, dedicada aos videntes de Fátima, podendo o visitante apreciar o barrete do Francisco, entre outros objectos.