O Fundo Internacional para o Desenvolvimento agrí­cola já ajudou mais de um milhão de famílias pobres do Gana. Pobreza extrema está em diminuição no país, mas prevalece nas zonas rurais
O Fundo Internacional para o Desenvolvimento agrí­cola já ajudou mais de um milhão de famílias pobres do Gana. Pobreza extrema está em diminuição no país, mas prevalece nas zonas ruraisO Fundo Internacional para o Desenvolvimento agrícola (FIDa) anunciou, na semana passada, que vai ajudar as famílias das zonas rurais do Gana a construir pequenas empresas e aumentar a sua produtividade agrícola. a agência anunciou a concessão de um empréstimo de mais de 31 milhões de dólares (mais de 23 milhões de euros) para que as comunidades possam aceder a créditos e tecnologias. Considera que o investimento na agricultura melhora a segurança alimentar e promove o crescimento económico.

«O Gana é o primeiro país africano a ter reduzido quase para metade a proporção de pessoas que vivem numa pobreza extrema. apesar do recuo geral da incidência da pobreza no país, o flagelo tem ainda uma forte influência nas zonas rurais, sobretudo no norte, indica o Fundo, segundo a agência Panapress. O FID a investiu mais de 677 milhões de dólares americanos (505 milhões de euros), desde a década de 80, no combate da pobreza no Gana, beneficiando um milhão e 800 mil famílias, de acordo com a mesma fonte.