acácio Catarino defendeu a criação de estruturas de desenvolvimento local nas freguesias, a par da existência de grupos de acção social nas paróquias
acácio Catarino defendeu a criação de estruturas de desenvolvimento local nas freguesias, a par da existência de grupos de acção social nas paróquiasO leigo é o cristão que tem «vocação específica para procurar do reino de Deus, tratando das coisas temporais e ordenando-as, salientou como ponto de partida o orador da conferência de abertura do ano pastoral na diocese de Leiria-Fátima. Logo depois, acácio Catarino defendeu a criação de grupos de acção social em todos as paróquias, baseados no voluntariado social, nomeadamente grupos da Cáritas ou grupos de vicentinos.

Estes grupos devem ter representantes de todas as localidades da paróquia e devem realizar três tipos de actividades: O «acolhimento de diferentes situações de carência, a ajuda e apoio que estiver ao alcance do grupo e numa fase posterior a mediação. «Não basta ir ao encontro, nem prestar ajuda, mas servir de mediação junto de entidades competentes para ajuda, seja a Santa Casa ou centro paroquial, salientou o professor.

Na actividade na sociedade civil, a intervenção de um cristão passa pela participação em organizações. «Raras são as freguesias em que há verdadeiros projectos de desenvolvimento local e isso «vai contra a Doutrina Social da Igreja(DSI), assinalou o católico.

Estes projectos pressupõem que exista «uma comissão de desenvolvimento local, em que estejam representadas organizações e grupos da paróquia. O leigo assinalou que nada obsta a que a Igreja participe nestes projectos, mas a ela não deverá pertencer a liderança. « Estas comissões só obedecem à consciência das pessoas, disse.

Na dimensão política, na polis, a intervenção não passa por os cristãos pertencerem todos ao mesmo partido ou formarem um novo partido. antes devem, nos partidos a que pertencem, cultivar o diálogo.

Esta participação tem quatro dimensões. Uma delas, defendeu acácio Catarino, é o diálogo de si para si, isto é, «o que penso e o que diz a DSI sobre determinada matéria. a segunda dimensão passa pelo «diálogo com Deus acerca das questões em busca da orientação adequada.

a terceira dimensão diz respeito ao «diálogo entre membros das comunidades cristãs para melhor fundamentação das posições e autenticidade das intervenções e por último, o orador referiu-se ao «diálogo de cristãos dentro das estruturas já que «onde está um cristão está sempre a Igreja, concluiu.