Missionários a trabalhar na RD Congo advertem para as «tendências violentas do processo eleitoral». as eleições presidenciais do país africano estão marcadas para 28 de Novembro
Missionários a trabalhar na RD Congo advertem para as «tendências violentas do processo eleitoral». as eleições presidenciais do país africano estão marcadas para 28 de Novembro«Existem todos os elementos necessários para provocar uma possível violência no processo eleitoral até 28 de Novembro de 2011, lê-se no editorial da “Rede Paz para o Congo”, dos missionários que trabalham no país. Nas últimas semanas, «a guerra verbal cresceu até atingir proporções preocupantes degeneradas na violência: manifestações reprimidas e jornalistas espancados, sedes de partidos políticos destruídos e mortes, adianta o mesmo documento, enviado à agência Fides.
Vive-se num clima de tensão. «Todos os políticos, pertencentes a qualquer partido, parecem ignorar os princípios básicos do processo eleitoral, indica o editorial. «Enquanto eles aplaudiram o advento da democracia, ao mesmo tempo, estão arraigados a uma desprezível intolerância política. aberração ou falta de bom senso? Estão ainda subjugadas ao seu passado ditatorial em que predominava o pensamento único? Tudo faz pensar. Por que é absurdo aceitar o sistema democrático e, ao mesmo tempo, ceder diante da intolerância política.
«O respeito pelas regras do jogo é a chave para o sucesso de qualquer processo eleitoral pacífico. É indispensável um mínimo de consenso entre as partes envolvidas no processo eleitoral para salvar toda a nação de um novo ciclo de violência, lê-se no editorial. O facto de haver actos de violência neste período pré-eleitoral é um mau sinal, consideram os missionários. «O recurso à provocação para desafiar a autoridade é um erro, é uma táctica que se parece com uma espada de dois gumes, alertam, apelando à calma.