«Fé, esperança», as palavras estavam escritas no adro da igreja paroquial de Nossa Senhora dos Remédios, no Reguengo do Fetal, e iluminadas por caracóis
«Fé, esperança», as palavras estavam escritas no adro da igreja paroquial de Nossa Senhora dos Remédios, no Reguengo do Fetal, e iluminadas por caracóisMilhares de caracóis enfeitam as diversas ruas da pequena localidade de Reguengo do Fetal, concelho da Batalha, numa festa religiosa única. as iluminações com diferentes temas dão o mote para uma festa que assenta na fé, religiosidade e tradição. Enquanto os fiéis vão em procissão, até à ermida de Nossa Senhora do Fetal, alguns com velas, o caminho é iluminado por caracóis. O uso dos caracóis e do azeite resulta do facto da população se dedicar à agricultura, produzindo maioritariamente vinho, cereais e azeite.

ao longe, pode ler-se a frase: «Fé, Paz e amor ao mesmo tempo que se acolhe os peregrinos com um «Bem vindo. São sobretudo motivos religiosos aqueles que iluminam os desenhos: «Paz, «avé-Maria, «aleluia e «Salvé-Maria podem ler-se, ao lado de outros desenhos como os contornos de uma igreja, ou estrela, um anjo, até motivos menos religiosos como um moinho. Pode ainda ler-se a inscrição «500 anos lembrando que a tradição religiosa possui cinco séculos.

O rendilhado que pontilha a noite torna-se num acontecimento único, repetido anualmente. Na última sexta-feira do mês de Setembro, a imagem de Nossa Senhora do Fetal desce da ermida até à igreja paroquial, em procissão num caminho iluminado pelas caracoletas. No primeiro sábado de Outubro, repete-se a celebração religiosa, desta feita com o regresso da imagem ao seu local habitual. aos muitos fiéis, vindos de perto e longe, juntam-se os curiosos.

a imagem da Senhora é uma escultura em pedra do séc. XVII, com dois palmos de altura. Centro de peregrinações e de devoção mariana, foi noutros tempos um dos santuários mais célebres da região. a ermida de Nossa Senhora do Fetal foi construída em 1585, «com as esmolas dos fiéis cristãos, segundo uma inscrição entretanto desaparecida. No local existiu outra ermida da qual não existem vestígios.

a devoção a Nossa Senhora do Fetal deve-se a uma lenda, segundo a qual, uma jovem pastora que guardava o gado chorava porque tinha fome, tal como as suas ovelhas. Ter-lhe-á aparecido Nossa Senhora que a mandou pedir pão à mãe: «Diz-lhe que uma mulher te mandou dizer-lhe que está pão na arca. E assim aconteceu, a arca encontrava-se repleta de pão.