Deslocados pelo sismo de 2010 são menos nos acampamentos. Mas os problemas permanecem nestes locais provisórios onde vivem 600 mil pessoas
Deslocados pelo sismo de 2010 são menos nos acampamentos. Mas os problemas permanecem nestes locais provisórios onde vivem 600 mil pessoasO número de pessoas ainda deslocadas internamente em campos no Haiti, depois das suas casas terem sido destruídas pelo catastrófico terramoto do ano passado, diminuiu de 1. 500. 000 para 600. 000, mas as dificuldades nesses acampamentos não diminuiu, alertou esta sexta-feira a responsável humanitária das Nações Unidas, no final de uma visita de três dias ao país.
Valerie amos, a subsecretária-geral para assuntos Humanitários, visitou o campo de accra, que abriga 25. 500 pessoas no município de Delmas e falou aos habitantes que lhe disseram que vivem com medo de serem despejados, porque não têm mais para onde ir. Representantes da comissão feminina do acampamento narraram os desafios diários de cuidar das suas famílias num ambiente onde não há oportunidades de trabalho e que vive, em condições precárias, com pouca iluminação que as coloca em risco de violência por causa do género.