10 mil mulheres são exploradas, todos os anos, no México. Pobreza extrema e falta de acesso ao emprego e educação facilitam o tráfico, dizem organizações
10 mil mulheres são exploradas, todos os anos, no México. Pobreza extrema e falta de acesso ao emprego e educação facilitam o tráfico, dizem organizaçõesO tráfico de seres humanos no México tem vindo agravar-se, principalmente em relação às mulheres e crianças. De acordo com o Observatório contra o Tráfico de Pessoas, 10 mil mulheres são exploradas, todos os anos. O México é o país com o maior número de casos, a seguir ao Brasil, em toda a américa Latina.

Um dos problemas verificados é a falta de bases de dado. «Não existe um diagnóstico do fenómeno que relacione as modalidades do tráfico no país com a migração, o abuso dos usos e costumes de comunidades indígenas e campesinas, a pobreza, a corrupção, as carências afectivas e a perda da solidariedade sendo que estes são factores que facilitam o fortalecimento e operação do sistema das redes de traficantes, adianta o órgão num comunicado, citado pela agência adital.

Entre outras medidas, organizações esperam que «o Estado mexicano cumpra as suas obrigações e proteja os direitos humanos e as liberdades dos seus habitantes e «modifique a legislação de acordo com os tratados assinados e ratificados, indica a mesma fonte. apontam para factores que facilitam o tráfico, como a pobreza extrema e a falta de acesso ao emprego e educação. advertem também para a falta de investigação, a impunidade que prevalece, além da falta de técnicos especializados para atender as vítimas.