O ambiente digital é de «solicitação constante, afirmou o professor da Universidade Católica Portuguesa, Fernando Ilharco, no arranque das Jornadas da comunicação social que decorrem em Fátima
O ambiente digital é de «solicitação constante, afirmou o professor da Universidade Católica Portuguesa, Fernando Ilharco, no arranque das Jornadas da comunicação social que decorrem em FátimaNos dias de hoje a «tecnologia digital está a alterar a atenção e percepção, salientou o docente aos mais de cem participantes dos trabalhos das jornadas anuais nacionais destinadas à temática e para profissionais da comunicação social. Há «n (muitas) solicitações. Isto é, cada um está «a ser solicitado, constantemente e na sociedade de informação «ninguém tem tempo, sublinha o especialista

as séries televisivas, nesta aldeia global criam «modelos e maneiras de ser e já não é a televisão a retratar a vida quotidiana, mas «a vida que imita a televisão, alertou o professor. O «real acabou e as imagens são «mais reais que a vida real, referiu. «O que conta é o mundo dos media, acrescentou o docente universitário.

aos directores de órgãos de informação e jornalistas de órgãos de inspiração cristã, na sua maioria, as tecnologias foram apresentados como «extensão ou substituição. O telemóvel é uma «extensão do corpo, mas também «expressão da identidade, do meu ser comunicacional com os outros, disse. Mas isso não significa maior comunicação, aliás «quem comunica mais digitalmente, não comunica face a face, alertou Fernando Ilharco.

Para o especialista, a Igreja está a adaptar-se com uma «facilidade interessante a este mundo digital. E manifesta-se «optimista à forma como a Igreja está a viver esta mudança. «O mundo mais instantâneo, acústico, grupal é interessante para a Igreja, assinalou. Entre as ameaças deste novo mundo lembra que o «apelo sensorial constante faz com que «as pessoas deixem de pensar a médio e longo prazo.