Degradação da maior floresta tropical do mundo está a aumentar. actividades ilegais, como a exploração de madeira e fogo posto, destroem centenas de quilómetros quadrados
Degradação da maior floresta tropical do mundo está a aumentar. actividades ilegais, como a exploração de madeira e fogo posto, destroem centenas de quilómetros quadrados Em agosto, a desflorestação da amazónia quase triplicou, com 240 quilómetros quadrados de floresta destruída, um aumento de 158 por cento em relação ao mês de Julho. De acordo com as entidades responsáveis pelo controlo do avanço da degradação da floresta, o Pará é o estado mais afectado. a região, onde se registam conflitos pela posse da terra, teve 119 quilómetros quadrados das suas florestas destruídas. Seguem os estados de Rondônia e de Mato Grosso, com cerca de 40 quilómetros quadrados, indica a agência Misna.

Dados não definitivos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais apontam para um aumento de 15 por cento entre 2010 e 2011. a desflorestação da amazónia calculada nos 2. 295 quilómetros quadrados em agosto de 2010 passou para 2. 654, no mesmo mês, em 2011. Recorda-se que, em 2009, o Brasil comprometeu-se em reduzir o problema em 80 por cento até 2020.

a região amazónica continua a ser palco de actividades ilegais como a exploração de madeira e fogo posto com intenção de conseguir terrenos para criação de gado. actividades essas que danificaram seriamente mais de uma centena de quilómetros quadrados de floresta.