a Libéria tem a experiência para alertar para o que deve ser feito para antecipar eventuais conflitos. ONU tem um papel central na promoção da mediação
a Libéria tem a experiência para alertar para o que deve ser feito para antecipar eventuais conflitos. ONU tem um papel central na promoção da mediação a Libéria, onde a intervenção das Nações Unidas ajudou a fechar o capítulo de uma guerra civil que durou 14 anos desastrosos e abrir caminho para a estabilidade e eleições democráticas, apelou esta segunda-feira à comunidade internacional a colocar uma maior atenção sobre as medidas preventivas antes que as crises surjam.
Como um país que vive uma situação pós-conflito, a Libéria beneficiou imensamente dos múltiplos esforços de mediação, que foram desde iniciativas regionais e nacionais a internacionais, destinadas a restabelecer e manter a estabilidade no país, recordou o seu vice-presidente Joseph N. Boakai, na assembleia Geral das Nações Unidas, salientando que a ONU tem um papel central na promoção da mediação.
a nossa experiência leva-nos a sugerir que seja atribuído um maior ênfase nas medidas preventivas, e que as ferramentas de mediação sejam empregues logo que emergem os primeiros sinais de conflito. Os benefícios de se estabelecer um sistema de alerta precoce, para lidar com situações potencialmente explosivas antes que estas degenerem num inferno, são óbvios.