Conselho Nacional de Pastoral Operária defende reforço das medidas de apoio a novos projectos criadores de emprego
Conselho Nacional de Pastoral Operária defende reforço das medidas de apoio a novos projectos criadores de empregoOs membros do Conselho Nacional da Pastoral Operária analisaram a situação actual num encontro e manifestam a sua preocupação em relação ao desemprego, a insegurança dos que têm trabalho e a precariedade laboral no meio operário. «Estas realidades colocam em causa uma vida familiar equilibrada, criam receio quanto ao futuro e à formação dos filhos, impedem os jovens de concretizarem sonhos, de terem perspectivas de futuro e motivam a emigração afirma o coordenador da Pastoral, adianta a Lusa.

a Pastoral Operária critica as políticas levadas a cabo para fazer face às dificuldades, considerando que se «insiste em legalizar a precariedade que leva a um «aumento da própria precariedade. Este organismo reconhece a necessidade de redução de despesas e de adquirir hábitos de poupança e de educação financeira, mas também de se valorizar a solidariedade e a dignidade humana. Os responsáveis da Pastoral Operária apontam o dedo a «lideranças egoístas e economicistas e recusa o argumento que as pessoas terem mais apoios e segurança conduziu à actual situação.

O Conselho da Pastoral Operária considera necessário pensar e reforçar «medidas de apoio a projectos de investimento criadores de novos empregos e a uma efectiva justiça e coesão social, para que haja um verdadeiro desenvolvimento do país. américo Monteiro Oliveira manifesta ainda a preocupação pela situação de «fragilidade em que se encontram muitos imigrantes, com os cortes em necessidades essenciais como saúde, educação e a própria alimentação, e com o agravamento da pobreza.