«as pessoas humildes vivem com ambos os pés na terra; mas sobretudo escutam Cristo, a Palavra de Deus, que ininterruptamente renova a Igreja e cada um dos seus membros»
«as pessoas humildes vivem com ambos os pés na terra; mas sobretudo escutam Cristo, a Palavra de Deus, que ininterruptamente renova a Igreja e cada um dos seus membros»Dezenas de milhar de fiéis participaram na Eucaristia presidida pelo Papa, no aeroporto turístico de Friburgo. a partir do texto do Evangelho, a parábola dos dois filhos convidados a trabalhar na vinha do Pai e as suas respostas, o Pontífice apontou que o perigo é o de uma «religiosidade rotineira, em que «Deus já não inquieta. E defendeu que «a renovação da Igreja só poderá realizar-se através da disponibilidade à conversão e duma fé renovada.

Bento XVI desafiou os fiéis a questionarem-se: «Como é a minha relação pessoal com Deus na oração, na participação na Missa dominical, no aprofundamento da fé por meio da meditação da Sagrada Escritura e do estudo do Catecismo da Igreja Católica?. a Palavra de Jesus «deve fazer-nos reflectir; antes, deve abalar a todos nós, continuou.

Na homilia, salientou que a Igreja na alemanha «vencerá os grandes desafios do presente e do futuro e continuará a ser fermento na sociedade, se os padres, as pessoas consagradas e os leigos que acreditam em Cristo, na fidelidade à vocação específica de cada um, colaborarem em unidade. ao mesmo tempo pede às comunidades e movimentos união com o bispo de modo a «manterem alta a chama de uma fé intacta e, por ela, deixarem iluminar a riqueza dos seus conhecimentos e capacidades.

O Santo Padre manifestou a sua «profunda gratidão e «apreço a todos quantos «estão empenhados na Cáritas alemã ou noutras organizações, ou então que disponibilizam generosamente o seu tempo e as suas forças para tarefas de voluntariado na Igreja. a Igreja na alemanha continuará a ser uma bênção para a comunidade católica mundial, «se permanecer fielmente unida aos Sucessores de São Pedro e dos apóstolos, se tiver a peito de variados modos a cooperação com os países de missão e se nisto se deixar «contagiar pela alegria na fé das jovens Igrejas, concluiu.