Papa denuncia «refinado egoísmo» na sociedade actual e apela à «atitude do dom», nas Vésperas, no santuário católico de Etzelsbach
Papa denuncia «refinado egoísmo» na sociedade actual e apela à «atitude do dom», nas Vésperas, no santuário católico de Etzelsbach«Não é a auto-realização que opera o verdadeiro desenvolvimento da pessoa – um dado que hoje é proposto como modelo da vida moderna, mas que pode facilmente mudar-se numa forma de refinado egoísmo -, mas sim a atitude do dom de si, afirmou na ‘Wallfahrtskapelle’ de Etzelsbach, local católico de peregrinação dedicado à Virgem Maria, na antiga alemanha Oriental. Bento XVI acentuou a devoção à Virgem Maria. «No decorrer dos séculos, quantas pessoas foram em peregrinação a Maria, para encontrar – como aqui em Etzelsbach, diante da imagem de Nossa Senhora das Dores – consolação e conforto, disse.

Na homilia, o Pontífice sublinhou que Maria «dá-nos segurança e nova força. Quando nos salva do perigo, assinalou o Pontífice,«quer ajudar-nos a compreender a grandeza e a profundidade da nossa vocação cristã. Ou seja, que «toda a nossa vida deve ser uma resposta ao amor rico de misericórdia do nosso Deus. O santuário mariano de Etzelsbach, numa zona rural, alberga desde o século XVI uma imagem da Virgem venerada como miraculosa. a gente de Eichsfeld encontrou ali naquele santuário, ao longo dos tempos, em particular nas «duas ímpias ditaduras (tempo do comunismo) uma porta aberta e um lugar de paz interior. «Esta amizade particular com Maria, uma amizade que cresceu com tudo isso, queremo-la continuar inclusive com a celebração das Vésperas marianas de hoje, disse.

Uma das particularidades da imagem de Etzelsbach é a posição do Crucificado. «Na maior parte das representações da Pietà, Jesus morto jaz com a cabeça virada para a esquerda, recordou apontando a diferença: « a ferida está escondida, justamente porque o cadáver está virado para o outro lado. Para o Santo Padre há um «profundo significado, que só se desvenda numa atenta contemplação. assim, nesta representação, «os corações de Jesus e da sua Mãe estão voltados um para o outro; estão junto um do outro. Trocam entre si o seu amor.

Referindo-se ao tema desta visita apostólica, a terceira à alemanha desde o início do pontificado, mas a primeira com estatuto de visita de Estado, «Onde há Deus, há futuro, o Papa assinalou que «onde deixarmos que o amor de Deus actue plenamente na nossa vida é possível «plasmar o presente de forma tal que corresponda sempre mais à Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo. Bento XVI concluiu dizendo que «aí as pequenas coisas da vida diária têm o seu sentido, e os grandes problemas encontram aí a sua solução.