«O homem tem necessidade de Deus, ou, pelo contrário, as coisas continuam bastante bem mesmo sem Ele?»
«O homem tem necessidade de Deus, ou, pelo contrário, as coisas continuam bastante bem mesmo sem Ele?»«Neste tempo, o nosso primeiro serviço ecuménico deve ser testemunharmos juntos a presença de Deus vivo e, deste modo, dar ao mundo a resposta de que tem necessidade, defendeu Bento XVI no encontro ecuménico num antigo convento agostiniano. Num tempo em que «se tornaram incertos os critérios de ser homem, em que «a ética foi substituída pelo cálculo das consequências, o Pontífice defendeu que «devemos, como cristãos, defender a dignidade inviolável do homem, desde a sua concepção até à morte.

No segundo dia de visita oficial à alemanha, o Santo Padre reuniu-se primeiro com as comunidades muçulmanas, depois com o Conselho Igreja Evangélica e, finalmente, falou no acto ecuménico. Isto depois de ontem, no primeiro dia da viagem, se ter reunido com a comunidade judaica, conforme Fátima Missionária noticiou. Durante a cerimónia ecuménica presidida pelo Papa e pelo responsável máximo do Conselho da Igreja Evangélica alemã, pastor Nikolaus Schneider, foi lido um salmo da Bíblia, na tradução de Lutero. a celebração contou ainda com a presença de representantes das outras Igrejas protestantes germânicas.
« a fé dos cristãos não se baseia numa ponderação das nossas vantagens e desvantagens, considerou o líder da Igreja católica. Ela é «o fundamento sobre o qual vivemos. a unidade cresce «graças a uma penetração cada vez mais profunda na fé mediante o pensamento e a vida. Bento XVI salientou ainda que «não devemos só lamentar as divisões e as separações, mas também agradecer a Deus por todos os elementos de unidade que conservou para nós e incessantemente nos concede. No encontro ecuménico, disse ainda que esta gratidão deve «tornar-se disponibilidade para não perder, no meio de um tempo de tentação e de perigos, a unidade assim concedida.

O presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, leu a «oração sacerdotal de Jesus, texto do Evangelho segundo São João, e o antigo presidente do organismo da Santa Sé, cardeal Walter Kasper, rezou pela «renovação do espírito ecuménico. Na parte final da sua alocução, Bento XVI aludiu ainda às solicitações que precederam este momento da sua viagem, em que se declarava aguardar da sua parte um «dom ecuménico. a este propósito, o Papa considerou tratar-se de «um equívoco político da fé e do ecumenismo.