Trabalhadores rurais do sul do Pará impedem circulação em via utilizada por duas empresas exploradoras de minérios. Queixam-se da poluição causada pelo uso da via, que os afecta desde 2007, durante as 24 horas do dia
Trabalhadores rurais do sul do Pará impedem circulação em via utilizada por duas empresas exploradoras de minérios. Queixam-se da poluição causada pelo uso da via, que os afecta desde 2007, durante as 24 horas do diaOntem, 22 de Setembro, uma centena de trabalhadores rurais da Colônia Marajuara, no sul do Pará, Brasil, ocupou uma estrada para protestar contra actividades de exploração de minérios na região. a via é utilizada por duas empresas que extraem e exportam ferro e ouro, nos municípios de Floresta do araguaia e Rio Maria, para o transporte dos funcionários e dos minérios.

Os trabalhadores sofrem com a poluição, sonora e ambiental, causada pelo uso da via, desde 2007, ao longo da 24 horas do dia. Em 2009, enviaram ao Ministério Público Estadual um abaixo-assinado a pedir providências. até ao momento nada foi feito. as empresas responsáveis pela extracção dos minérios ainda não apresentaram qualquer solução para resolver o problema.

De acordo com a imprensa local, cerca de 46 famílias vivem na Colónia Marajoara e sofrem com o ruído, em particular durante a noite, e com a poeira que pode chegar a atingir três quilómetros de distância. O pó provocado pelo trânsito traz prejuízos à saúde das populações, interfere na produção de frutas, hortaliças e criação de gado, e por vezes, chega a dificultar a visibilidade. Entre outras medidas, os habitantes locais exigem o asfaltamento da via utilizada pelas empresas e o controlo da velocidade a que circulam os camiões.