Futuro dos jovens africanos depende da educação. Responsáveis apontam exemplo das Ilhas Maurício, onde o ensino é obrigatório até aos 16 anos e que apostou na Validação das Conquistas da Experiência
Futuro dos jovens africanos depende da educação. Responsáveis apontam exemplo das Ilhas Maurício, onde o ensino é obrigatório até aos 16 anos e que apostou na Validação das Conquistas da Experiência

Os responsáveis africanos devem multiplicar os encontros sobre a formação e a educação, apelou o director-geral da academia Hospitaleira Maurícia, Claude Narain ontem, em abidjan, durante o segundo encontro do Polo de Qualidade Inter-Países. O responsável lembrou que disso depende o futuro de África, nomeadamente o dos jovens que já terminaram os estudos e procuram emprego, adianta a agência Panapress.

O vento da mudança que opera no continente vai fomentar o progresso pois, «a boa governação e a transparência serão implantadas em África, defende. O sucesso dos filhos de África depende em grande parte da sua educação em escolas formais e não formais, considera. aponta o exemplo das Ilhas Maurícias onde o ensino é obrigatório até aos 16 anos de idade. No arquipélago africano, localizado no oceano índico, a educação até ao nível superior é gratuita, assim como o transporte escolar.
O governo maurício lançou em 2009 o programa de Validação das Conquistas da Experiência, conhecidas por VaE, no ramo da hotelaria, canalização, construção e impressão. Refere-se às pessoas que nunca frequentaram a escola, mas que trabalham há mais de uma década. São recenseadas de forma a receberem um diploma, explicou o responsável, Ramesh Ramdass, segundo a mesma fonte. Espera-se que as VaE, em curso na África Oriental, venham a expandir-se na África Ocidental. O encontro do Polo de Qualidade Inter-Países coloca em destaque temas como «as competências críticas em resposta à procura económica da competitividade e à procura social de inserção no mundo do trabalho, «as parcerias público/privado para sistemas de formação eficientes e duradouros e «as vias e meios para reconhecer e certificar todas as formas de competências adquiridas.