a proposta será apresentada, a 22 de Setembro, numa cimeira de presidentes de câmara europeus, a realizar no Conselho da Europa, em Estrasburgo, e cujo tema é a «Inclusão da comunidade Roma»
a proposta será apresentada, a 22 de Setembro, numa cimeira de presidentes de câmara europeus, a realizar no Conselho da Europa, em Estrasburgo, e cujo tema é a «Inclusão da comunidade Roma»O presidente do Fórum Europeu para a Segurança Urbana defendeu a criação de «um programa Erasmus para assegurar a contínua escolaridade dos jovens ciganos em trânsito pelas cidades europeias. Para Guilherme Pinto, a melhor forma de ajudar à integração das comunidades ciganas é apoiar as crianças, assegurando o seu acesso à educação escolar, adianta a Lusa.

O autarca considera que «a solução só pode surgir se a União Europeia, em vez de apoiar os estados, apoie directamente as cidades que acolhem esses cidadãos. ao mesmo tempo, o também presidente de Câmara de Matosinhos salienta que deve ser estabelecida «uma verdadeira cooperação a nível europeu, principalmente, entre cidades europeias, para promover o intercâmbio de experiências, com o apoio directo da União Europeia.

Guilherme Pinto defendeu ainda a existência de um comissário europeu que «se dedique especificamente a gerir os problemas relacionados com esta população evitando que «cada país ‘per si’ tenha uma política isolada relativamente a estas matérias. Para o presidente do Fórum Europeu para a Segurança Urbana, os direitos das mulheres, particularmente no seio das comunidades ciganas, devem ser defendidos. «Não faz sentido nenhum que uma Europa que luta pela libertação da mulher aceite uma comunidade no interior das suas fronteiras que mantém uma segregação inaceitável relativamente a metade da sua comunidade, assinalou.