arcebispo de Braga considera que «recomeçar um novo ano pastoral deve significar assumir, com determinação e coragem, determinados objectivos que, na diversidade das comunidades paroquiais, todos assumem»
arcebispo de Braga considera que «recomeçar um novo ano pastoral deve significar assumir, com determinação e coragem, determinados objectivos que, na diversidade das comunidades paroquiais, todos assumem»Jorge Ortiga defende que «num tempo de confusão, os cristãos devem consciencializar-se de que são “vinha eleita e cuidada por Deus” (LG 6), através dum conjunto de sinais que denotam uma presença amorosa, capaz de dar sentido e esperança à vida. Na mensagem a propósito do início do ano pastoral, marcado para o primeiro domingo de Outubro, dia 2, defende que a Palavra movimente as vidas pessoais e marque todas as iniciativas da comunidade.
«Os frutos dessa evangelização passam por aqui e os conselhos pastorais devem tornar-se nunca uma mera estrutura, mas uma verdadeira experiência de comunhão, diálogo e discernimento dos melhores caminhos, para que a Palavra transforme o coração das pessoas, salienta o arcebispo. Jorge Ortiga aponta a necessidade de estar em sintonia com o pensamento do Papa, e a exortação apostólica Verbum Domini que servirá de guia para a formação para este ano pastoral.

O arcebispo de Braga salienta ainda que «não podemos ignorar os tempos difíceis que a sociedade atravessa. E neste tempo de crise, «vamos caminhar numa consciência de proximidade com os mais pobres, sabendo que, a partilha do muito ou pouco que temos, pode conferir certamente um novo alento, oportunidade e esperança nas suas vidas, exorta. Jorge Ortiga espera «que ninguém se sinta privado do essencial nas comunidades através da renúncia ao supérfluo, numa vida de austeridade e sobriedade, para que o amor torne visível a Boa Nova de Cristo.