O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português está a promover um debate, na sociedade portuguesa, sobre aspectos que afectam o exercício do voluntariado em Portugal
O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português está a promover um debate, na sociedade portuguesa, sobre aspectos que afectam o exercício do voluntariado em Portugal a agenda política lançada pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE) inclui pedidos de audiência aos ministros da Solidariedade e Segurança Social e da Educação, assim como ao secretário de Estado do Desporto e Juventude. O objectivo é discutir questões relacionadas com o registo criminal, as férias escolares e o direito a férias.

Em comunicado, o CNE adianta que está, também, a contactar «um vasto número de organizações não-governamentais para «subscrição das propostas sobre cada um daqueles temas.com estes contactos os responsáveis esperam tornar «mais sólida uma reflexão, vontade e capacidade de acção, tendo em vista a criação de melhores condições para o exercício do voluntariado em Portugal. Também as plataformas patronais e sindicais estão a ser contactadas «no sentido de aderirem às propostas do CNE.

as propostas dizem respeito a «aliviar os encargos financeiros com responsabilidades legais ligadas ao voluntariado, aligeirar procedimentos administrativos, coordenar a definição dos períodos do Natal, Carnaval e Páscoa. São ainda pretensões «estabelecer mecanismos de priorização de marcação de férias em períodos de férias escolares para voluntariado associado à educação não-formal, à animação de tempos livres e à prática desportiva.