Os invasores colocam em risco a sobrevivência dos Índios pois incentivam a desflorestação da amazónia. líderes da tribo asháninka já foram ameaçados por se lhe oporem
Os invasores colocam em risco a sobrevivência dos Índios pois incentivam a desflorestação da amazónia. líderes da tribo asháninka já foram ameaçados por se lhe oporemOs índios da tribo asháninka, que vivem na amazónia na fronteira entre o Peru e o Brasil, confirmaram a presença de lenhadores ilegais dentro do seu território. Localizaram árvores marcadas, destinadas ao abate, o que representa uma ameaça, em particular par aos grupos de índios isolados que vivem na região. O abate ilegal de árvores incentiva a degradação da floresta da qual dependem para sobreviver.

Os líderes asháninka já foram ameaçados por se oporem à desflorestação. «O que mais nos preocupa é o descompromisso das autoridades perante as suas responsabilidades. Se elas não resolvem este problema com urgência, o nosso território vai continuar a ser invadido e nós vamos continuar a receber ameaças de morte, afirma um membro do grupo, segundo a agência Survival.

Os índios isolados são muito vulneráveis à presença de estrangeiros; qualquer contacto com pessoas estranhas pode ser fatal devido à possibilidade de transmissão de doenças contra as quais não têm defesas. É na amazónia brasileira que se encontram mais tribos isoladas. a FUNaI (departamento do governo brasileiro que trata dos assuntos dos indígenas) calcula que sejam cerca de 70.