Há menos pessoas a abandonar o país do Corno de África em direcção aos campos de refugiados da Etiópia e do Quénia. Calcula-se que 920 mil somalis estejam refugiados em países vizinhos
Há menos pessoas a abandonar o país do Corno de África em direcção aos campos de refugiados da Etiópia e do Quénia. Calcula-se que 920 mil somalis estejam refugiados em países vizinhos a ajuda humanitária na Somália vai chegando de forma regular, em particular nas seis zonas com níveis de fome e de má nutrição alarmantes, indica um recente relatório do OCH a (Escritório das Nações Unida para a Coordenação dos assuntos Humanitários). Segundo o estudo, citado pela agência Misna, Bay, Bakool e Shabelle, menos acessíveis por motivos de segurança, são as regiões onde a situação é mais complicada.

Há menos pessoas a abandonar o país do Corno de África em direcção aos campos de refugiados da Etiópia e do Quénia. O número de cidadãos a deslocarem-se para a capital, Mogadíscio, também diminuiu. Em Julho, 28 mil pessoas chegaram à cidade; já em agosto, eram em média cinco mil. Porém, a retirada do grupo rebelde, Shebab, não trouxe mais segurança à capital.

O alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados está a reforçar a sua actuação na Somália, assim como nos campos de refugiados fora dos limites do país. Estima-se que haja pelo menos 920 mil somalis refugiados em países vizinhos: Quénia, Etiópia, Djibuti e Iémen. Um terço abandonou o país em 2011.