Professores receberam formação sobre a prevenção da doença. Números oficiais indicam que apenas 13 por cento dos jovens guineenses sabem como se transmite o ví­rus da Sida
Professores receberam formação sobre a prevenção da doença. Números oficiais indicam que apenas 13 por cento dos jovens guineenses sabem como se transmite o ví­rus da SidaConclui-se na semana passada um programa de capacitação de professores, para a prevenção do vírus do HIV/Sida nas escolas guineenses. a acção resulta de uma parceria entre os governos da Guiné-Bissau e do Brasil com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). a formação que decorreu em Bissau, capital guineense, contou com a participação de profissionais brasileiros.

Segundo a Unesco, o objectivo do programa é melhorar o papel do sector da educação na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, violência de género e gravidez prematura. Á Rádio ONU, Rebecca Otero, que orientou a formação de docentes do ensino primário e secundário falou sobre a experiência brasileira no combate da doença. «Estamos a fazer um pouco essa troca de experiências, entre Bissau e o Brasil. Os professores locais têm muito a ensinar e trazem também a sua experiência com metodologias participativas, que consideramos interessantes para trabalhar o tema da sexualidade, que é difícil de ser abordado pelo professor, explica.

Números oficiais indicam que apenas 13 por cento dos jovens guineenses sabem como se transmite o vírus da Sida. Mais de 20 por cento já tiveram relações sexuais antes dos 15 anos.