Bento XVI visita a alemanha de 22 a 25 de Setembro. Será a terceira visita apostólica ao seu país natal
Bento XVI visita a alemanha de 22 a 25 de Setembro. Será a terceira visita apostólica ao seu país natalaumenta a expectativa da viagem de quatro dias do Sumo Pontífice à alemanha, em particular a expectativa em torno do discurso que fará no Parlamento federal, bem como o encontro com os evangélicos no Convento agostiniano de Erfurt, onde viveu Lutero. Do programa consta ainda a Eucaristia no Estádio Olímpico de Berlim, a visita ao santuário mariano de Etsersbach e o encontro com a comunidade católica em Friburgo.

O arcebispo de Munique e Frinsinga manifesta a sua alegria por esta visita ciente que «devemos esperar bonitas homilias, um bonito testemunho, sinais de ecumenismo e fatos que confirmem que, apesar de todas as tendências à secularização, somos ainda um país em que Estado e a Igreja estão reciprocamente abertos e mantêm uma relação positiva.

Reinhard Max defende que é « importante para o desenvolvimento integral da alemanha que a voz da fé cristã possa ser ouvida de maneira autêntica e clara. Para o cardeal esta é uma «grande possibilidade de evangelização. acredito que as imagens e as palavras desta visita terão uma resposta positiva.

«Onde há Deus, há futuro é o lema desta viagem. «atravessando um país onde a negação totalitária de Deus demonstrou as suas consequências mais extremas, reflectiremos conjuntamente sobre o modo de nos empenharmos – como pessoas, como crentes em Deus, como cristãos e como católicos – para construir um futuro digno do homem, considerou o porta-voz do Vaticano. Frederico Lombardi diz que o lema desta viagem recupera as palavras-chave da sua homilia no santuário austríaco de Mariazell, há quatro anos, «quando tinha lido a crise demográfica da Europa como sinal de falta de confiança no futuro.