«Somos chamados a tornar este mundo mais belo, mais cheio de beleza», afirmou O bispo antónio Couto
«Somos chamados a tornar este mundo mais belo, mais cheio de beleza», afirmou O bispo antónio Couto«Temos de saber sair de nós, como Deus sai de si, desafiou o presidente da Comissão episcopal das missões. Na Eucaristia de encerramento das Jornadas missionárias que decorreram em Fátima, antónio Couto salientou, a partir do Evangelho, que Deus sai, «está em movimento, vem ter connosco.

Deus é «a iniciativa. E temos que desconfiar quando for nossa a iniciativa, disse, referindo-se à passagem de Mateus em que o Senhor convoca trabalhadores para trabalhar na sua vinha. «Se formos voluntários sem reparar nisso (na iniciativa de Deus) então o nosso voluntariado pode ser perigoso, alvitrou.

O prelado desafiou os participantes das Jornadas missionárias a «ser mensageiros da iniciativa do nosso Deus, deste Deus que sai. E acrescentou: «Se a nossa vida não é geradora de vida, o nosso testemunho é estéril. O testemunho só é decisivo – defendeu – «se as vidas dos outros estão entranhadas na nossa.

Tal como no episódio da vinha, em que os últimos receberam tanto como os primeiros trabalhadores, o que gerou inveja, também «os nossos olhos podem ser maus, referiu o bispo auxiliar de Braga. O problema – considerou – é de «fraternidade. Quando no encontro com as pessoas «aprendemos a ser irmãos desses nossos irmãos, aí está a chave de leitura deste texto.