as próximas Jornadas missionárias decorrerão de 14 a 16 de Setembro de 2012, em Fátima
as próximas Jornadas missionárias decorrerão de 14 a 16 de Setembro de 2012, em FátimaOs participantes das Jornadas missionárias pedem aos governantes para que estes «promovam o voluntariado e lhe dêem «enquadramento jurídico que proteja o voluntário empresarial da exploração. No encerramento das Jornadas missionárias, os 400 participantes apelam para que, aqueles que têm responsabilidades reconheçam o trabalho de quem fez missão de longa duração e os apoiem no regresso ao trabalho remunerado.

No ano europeu do voluntariado , foi deixado o apelo para que os governantes «incentive os jovens à prática do voluntariado como raiz de mudança social. ao longo de três dias, as linhas de força do voluntariado social, pastoral e missionário foram aprofundadas nos trabalhos subordinados ao tema «Voluntariado e missão.

«Constatamos que, ao longo da história da humanidade e da Igreja, a maioria dos serviços, associações e causas têm funcionado e ainda funcionam graças ao serviço dedicado, voluntário e anónimo dum número incontável de pessoas pode ler-se nas conclusões. Nos últimos 20 anos, em Portugal, «começaram a surgir organizações cujo único objectivo é promover, formar e enviar voluntários, de curta ou longa duração, para uma missão específica. Um trabalho que na Igreja é desenvolvido pela a Fundação Evangelização e Culturas que coordena a plataforma do voluntariado missionário.

a partilha e reflexão destas Jornadas está reunida num decálogo do voluntariado missionário. No final da Eucaristia de encerramento das Jornadas foram enviados para a missão um sacerdote e seis religiosas.