Quatro jovens professaram perpétuamente na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus. a província portuguesa tem mais 19 seminaristas em formação
Quatro jovens professaram perpétuamente na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus. a província portuguesa tem mais 19 seminaristas em formaçãoO abraço do superior geral dos Dehonianos, padre José Ornelas, aos quatro neo-professos selou o compromisso, para toda a vida, que os quatro jovens fizeram, perante religiosos, familiares e amigos. Gil Silva, David Mieiro, Flávio Gouveia e albino Pereira efectuaram os votos perpétuos, numa celebração que decorreu no seminário de Nossa Senhora de Fátima, em alfragide.

«O que acabaram de pedir na nossa congregação não é tão lógico e suscita «perplexidade a muitos, afirmou o superior geral dos sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) que se encontra em visita canónica à província portuguesa. José Ornelas salientou, precisamente, a incerteza dos tempos actuais, para assinalar que «esta pretensão de querer comprometer-se para toda a vida é algo «de outro planeta.

Os quatro jovens fizeram votos de pobreza, castidade e obediência, tendo já alguns deles trabalhado em missão. assumiram o compromisso de colocar a sua vida ao serviço da missão e do Evangelho. «O que também é um paradoxo num tempo e sociedade em que cada um defende a sua liberdade e «faz o que quer, referiu o madeirense à frente dos destinos da Congregação dos sacerdotes do Coração de Jesus.

«Permanecer é a palavra de ordem para a constância e estabilidade dos que estão ao «serviço de Deus. É afinal, um «processo de maturação pessoal e de libertação, disse José Ornelas. Na diversidade de proveniências, países, a congregação de que estes jovens são parte quer ser «para o mundo, o anúncio. Juntos temos ‘capital’ e um Deus que nos chama, sublinhou o superior geral. aos neo-professos lembrou que «nunca vão ver grandes fortunas e que «o grande capital há-de ser a comunicação da vossa vida.

Três dos jovens, David Mieiro, albino Pereira e Flávio Gouveia irão frequentar o 5º ano do Mestrado Integrado de Teologia, na Universidade Católica Portuguesa. Pertencem à comunidade do Seminário Nossa Senhora de Fátima, em alfragide. Gil Silva fará o ano pastoral no Seminário da Sé do Porto. Pertence à comunidade do Seminário Missionário Padre Dehon, no Porto.