Esforços dos pais para garantir uma dieta saudável aos filhos são «minados pelas campanhas de marketing sofisticadas e generalizadas de produtos não saudáveis», afirma responsável
Esforços dos pais para garantir uma dieta saudável aos filhos são «minados pelas campanhas de marketing sofisticadas e generalizadas de produtos não saudáveis», afirma responsável« a publicidade agressiva, dirigida às crianças, de produtos com alto conteúdo de gordura, açúcar ou sal é um factor que está a contribuir para a obesidade infantil, um factor de risco para enfermidades não transmissíveis, confirma Luke Upchurch, chefe de Comunicações e assuntos Externos da Consumers International, organização dedicada a questões relacionadas com o consumo.

«Pensamos que os governos têm a responsabilidade de proteger a saúde dos consumidores vulneráveis (especialmente crianças), e que tais responsabilidades devem estar na frente do interesse e dos lucros das grandes empresas, diz o responsável, acerca da participação e acção das autoridades. Os governos de alguns países, como a Suécia e o Reino Unido, promulgaram leis para travar a comercialização de alimentos pouco saudáveis direccionados para as crianças. Mas, as mesmas «não costumam ser suficientemente amplas, indica, segundo a adital. Somente abrangem alguns dos canais usados na propaganda dos produtos.

Em relação ao papel dos encarregados de educação afirma: «Os pais têm a responsabilidade de assegurar que aos seus filhos se ofereça uma dieta saudável, mas os seus esforços são muitas vezes minados pelas campanhas de marketing sofisticadas e generalizadas de produtos não saudáveis. a publicidade para o público infantil influencia os caprichos das crianças, refere o especialista, citado pela agência adital. Há também exemplos de publicidades enganosas no sector alimentar e de anúncios que tentam chegar aos pais através das crianças, acrescenta.

as doenças não transmissíveis, problemas cardiovasculares, cancros, diabetes e doenças respiratórias crónicas, representam cerca de 63 por cento das mortes. a obesidade e o peso a mais são problemas que afectam cada vez mais crianças e um factor de risco que favorece o aparecimento dessas doenças em idade adulta. Calcula-se que existem 170 milhões de crianças em idade escolar com problemas de obesidade ou peso a mais.