a República Democrática do Congo é um país extenso e rico em recursos naturais mal aproveitados devido à má gestão e ao conflito, que vitimou mais de 5,4 milhões de pessoas, desde 2008
a República Democrática do Congo é um país extenso e rico em recursos naturais mal aproveitados devido à má gestão e ao conflito, que vitimou mais de 5,4 milhões de pessoas, desde 2008 a República Democrática do Congo (RDC) atravessa uma grave crise humanitária, uma das piores do mundo. Desde 1998, mais de 5,4 milhões de pessoas perderam a vida neste país do centro de África, no âmbito de um conflito considerado entre os mais mortíferos desde a segunda guerra mundial. Perto de 500 mil congoleses refugiaram-se nos países vizinhos e mais de 1,7 milhões deslocaram-se dentro do território nacional, devido aos confrontos, indica a Oxfam, uma das organizações a actuar no local.

a RDC é um país com um extenso território, rico em recursos naturais. Porém, trata-se de uma riqueza mal aproveitada devido às dezenas de anos de má governação e ao violento conflito. O Exército de Resistência do Senhor tem semeado o terror entre as comunidades. Desde 2008, 1. 400 civis perderam a vida durante os ataques do grupo rebelde. apesar de contar com uma população de 65 milhões de habitantes, a RDC apresenta um fraco Índice de Desenvolvimento Humano. a taxa de escolarização das crianças é muito baixa tal como a esperança média de vida que ronda os 50 anos.

a Oxfam tem reforçado as suas actividades no país, de forma a poder responder às emergências e a centenas de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade. actua ao nível do fornecimento de água potável, instalações sanitárias, atribuição de artigos de higiene, além de contribuir para a protecção e apoio da população da RD Congo.