União das associações dos antigos alunos dos seminários portugueses é formalizada a 17 de Setembro
União das associações dos antigos alunos dos seminários portugueses é formalizada a 17 de SetembroProjecto sonhado e acalentado durante o primeiro congresso de antigos alunos dos seminários portugueses, em abril de 2009, ganha agora pernas para andar. a assembleia constitutiva da União das associações dos antigos alunos dos seminários portugueses decorre este sábado, 17 de Setembro, no Seminário diocesano de Leiria.

Das 27 associações de antigos alunos (15 diocesanas e 15 de religiosos), 12 já aderiram ao projecto. O coordenador, padre Manuel armindo Janeiro explicita que já aderiram ao projecto as associações de antigos alunos dos seminários de aveiro, Braga, Évora, Funchal, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Vila Real.

Os três institutos religiosos que aderiram foram os Espiritanos, Franciscanos e Combonianos. «Com intenção de aderir estão quatro seminários religiosos, adianta Manuel armindo Janeiro. Durante os trabalhos, que incluem a Eucaristia presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, antónio Marto, faz parte a leitura e aprovação dos estatutos.

É objectivo deste fórum nacional de associações de antigos alunos «fazer memória das origens, mas sobretudo, recorrer à experiência comum, ainda que vivida de forma muito diversa e a partir dela «reflectir sobre o momento que nos é dado viver, acolher os seus desafios à luz do Evangelho e abrir perspectivas de participação e compromisso nas comunidades cristãs e nos espaços sociais e culturais de que cada um de nós faz parte.