Sem medidas de adaptação e o financiamento necessário, não se conseguirá reduzir a pobreza nem alcançar os objectivos para a segurança alimentar, alertam organizações internacionais
Sem medidas de adaptação e o financiamento necessário, não se conseguirá reduzir a pobreza nem alcançar os objectivos para a segurança alimentar, alertam organizações internacionais« a África precisa de aumentar a sua produtividade agrícola e os rendimentos nas zonas rurais, afirmou alexander Mueller, lembrando que as comunidades rurais devem adaptar-se e tornar-se mais resistentes às alterações climáticas. O responsável da Organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura (FaO) manifestou a sua posição, durante a conferência «agricultura Inteligente: África, um apelo à acção, organizada pelo governo sul-africano. O conceito de agricultura inteligente refere-se às práticas que pretendem tornar os solos mais férteis e melhorar a capacidade de retenção da água e que podem contribuir para a melhoria da segurança alimentar.

as economias da maioria dos países da África Subsariana dependem da agricultura, sector que emprega 60 por cento da mão-de-obra da região. Mas, as alterações climáticas podem influenciar de forma considerável a produção de cereais, até 2050, adverte a FaO, no seu site. Num documento, elaborado em conjunto com o Banco Mundial e com o ministério da agricultura sul-africano, defende que sem medidas de adaptação e o financiamento necessário, não se conseguirá reduzir a pobreza nem alcançar os objectivos para a segurança alimentar.