Os bispos católicos da Europa vão escolher a nova presidência do Conselho das Conferências Episcopais para o próximo triénio
Os bispos católicos da Europa vão escolher a nova presidência do Conselho das Conferências Episcopais para o próximo triénio a eleição decorrerá durante a assembleia plenária que decorre de 29 de Setembro a 2 de Outubro em Tirana, albânia. Os trabalhos serão subordinados ao tema «Nova Evangelização, que será também o tema do sínodo dos bispos, convocado pelo Papa, para Outubro de 2012, no Vaticano.

Durante a assembleia será divulgado o resultado de um inquérito sobre a «Nova Evangelização, realizado junto do espicopado de cada país europeu. Os resultados serão comentados pelo presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, o arcebispo italiano Salvatore Fisichella, e pelo coordenador das missões católicas citadinas nas capitais europeias, o leigo belga Jean Luc Moens, adianta a Rádio Vaticano.

O Conselho das Comissões Episcopais da Europa é presidido pelo cardeal Péter ErdÅ‘, arcebispo de Esztergom-Budapeste e primaz da Hungria e tem como secretário-geral o padre português Duarte da Cunha. a 22 de Novembro este organismo comemora 40 anos de existência. É constituído pelas 33 conferências episcopais da Europa, representadas pelos seus presidentes, além dos arcebispos do Luxemburgo, Principado do Mónaco, Chipre dos Maronitas e o bispo de ChiÅŸinău, na Moldávia.