Comunidades locais estão agora envolvidas no processo de exploração das riquezas do seu país. a nova legislação obriga as empresas exploradoras a pagar uma taxa de acordo com o minério que extraem
Comunidades locais estão agora envolvidas no processo de exploração das riquezas do seu país. a nova legislação obriga as empresas exploradoras a pagar uma taxa de acordo com o minério que extraemO presidente do país, alpha Condé, promulgou um novo código para a exploração de minérios, que deverá substituir o que vigorava desde 1995. O novo instrumento jurídico deverá conferir uma maior transparência às actividades desenvolvidas e uma repartição mais justa dos recursos naturais da Guiné Conacri, adianta a agência Misna. a nova lei obriga as empresas exploradoras a pagar uma taxa de acordo com o minério que extraem. O código prevê que 15 por cento dos rendimentos públicos gerados pelo sector dos minérios sejam redistribuídos localmente.

O novo código foi bem acolhido, em particular porque as comunidades locais estão agora envolvidas no processo de exploração. O país da África Ocidental é o maior produtor mundial de bauxite, principal minério do alumínio. Durante dezenas de anos, as suas riquezas naturais foram exploradas por empresas estrangeiras. Lansana Conté, general que permaneceu no poder entre 1984 e 2008, é tido como um dos grande responsáveis pela má gestão da riqueza dos subsolos da Guiné, pela falta de transparência, entre outras coisas.