O frei José Quintã, dos Frades Menores Franciscanos, é o novo presidente do Secretariado Regional do algarve da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal
O frei José Quintã, dos Frades Menores Franciscanos, é o novo presidente do Secretariado Regional do algarve da Conferência dos Institutos Religiosos de PortugalNa equipa do Secretariado acompanham o religioso, a irmã Maria da Glória Pinto, das Carmelitas Missionárias, como secretária; a irmã Rosa Pereira, da Sociedade das Filhas do Coração de Maria, como tesoureira e a irmã Maria Gorete Pereira, das Filhas de Maria auxiliadora (salesianas), como vogal. O novo secretariado regional foi eleito para o triénio 2011-2014, adianta o jornal «Folha de Domingo, da diocese do algarve. O acto eleitoral decorreu durante a assembleia regional, realizada a 11 de Setembro.

No final de Maio de 2011, a direcção nacional da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal elegeu um novo presidente. Trata-se da irmã Lucília Gaspar, superiora das Servas de Nossa Senhora de Fátima, eleita para um mandato de três anos. Sucedeu ao padre Manuel Barbosa. as prioridades deste mandato – afirmou a religiosa – passam pela colaboração no documento «Repensar a Pastoral da Igreja em Portugal, que está a ser trabalhado desde 2010, pelo episcopado. Outra das preocupações dos institutos religiosos é a diminuição de candidatos à vida consagrada, justificada pela «natalidade baixa.