acesso às tecnologias da informação e comunicação está a aumentar rapidamente, a nível global. Porém, persiste o fosso entre ricos e pobres, adverte director da União Internacional de Telecomunicações
acesso às tecnologias da informação e comunicação está a aumentar rapidamente, a nível global. Porém, persiste o fosso entre ricos e pobres, adverte director da União Internacional de TelecomunicaçõesUm relatório da União Internacional de Telecomunicações (UIT) revela que a Coreia do Sul é o país mais avançado em tecnologias de informação, seguida da Suécia, Islândia, Dinamarca e Finlândia. Na américa do Sul, o país mais avançado é o Uruguai, estando o Brasil em 64a posição. O estudo, citado pela Rádio das Nações Unidas, avaliou a situação de 152 países com dados de 2008 e 2010. Indica que a maior oferta de serviços permitiu a redução dos preços.

actualmente, mais de cinco bilhões de telemóveis estão a ser usados. Nas nações em desenvolvimento, a banda larga está a expandir-se. Porém, apesar de se verificar uma descida nos preços, o acesso à internet e aos serviços de telefone móvel continua caro. Em África, em fins de 2010, os interessados tinham que pagar perto de três vezes mais do que a renda média para poder usufruir da banda larga. «Os gestores políticos devem agir com rapidez para facilitar a disseminação da banda larga e assegurar que os serviços de banda larga sejam mais rápidos, mais confiáveis e acessíveis, defende Brahima Sanou, director da UIT. No mundo, persiste o fosso entre pobres e ricos.