«Quando se perde o respeito pela vida, quando por qualquer motivo se tira a vida dos outros, então estamos agindo do lado errado». O mandamento “não matar” parece estar esquecido, lamenta arcebispo de Tegucigalpa
«Quando se perde o respeito pela vida, quando por qualquer motivo se tira a vida dos outros, então estamos agindo do lado errado». O mandamento “não matar” parece estar esquecido, lamenta arcebispo de TegucigalpaO cardeal, Oscar andres Rodriguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, condenou fortemente a onda de violência que atinge o país: « a crise é grande, e nem tanto económica, mas moral. Quando se perde o respeito pela vida, quando por qualquer motivo se tira a vida dos outros, então estamos agindo do lado errado. O mandamento da lei de Deus não matar parece ter sido esquecido no país, até entre os mais jovens, lamentou, segundo a agência Fides. «Muitas vezes os governos esquecem-se do princípio fundamental do Cristianismo, que é o bem comum, segundo o qual não se pode pensar somente no bem individual, mas em toda a comunidade. Quando as autoridades são eleitas para governar um país, deveriam fazer esforços muito grandes para estar a serviço de todos, afirmou o cardeal.

Quanto à crise nacional da instrução pública, Rodriguez Maradiaga defendeu que era necessário chegar ao cerne da questão. «Não é somente um problema de salários. Está em causa a mudança de mentalidades. «É justo que um professor seja bem retribuído, e isso se pode entender, mas ao mesmo tempo os professores devem ser responsáveis e não deixar que crianças e jovens permaneçam sem escola, salientou o cardeal, no início de Setembro.