Bento XVI apelou a que cada novo bispo seja um «exemplo e ajuda» para os seus padres, através da «santidade de vida» e da «caridade episcopal»
Bento XVI apelou a que cada novo bispo seja um «exemplo e ajuda» para os seus padres, através da «santidade de vida» e da «caridade episcopal»O Papa recebeu no Vaticano um grupo de prelados, nomeados nos últimos meses, num encontro anual que se repete há uma década por iniciativa da Congregação para os bispos, da Santa Sé. Durante o ano de 2011 já foram nomeados três novos bispos, em Portugal: Pio Alves, bispo auxiliar do Porto; Virgílio antunes, bispo de Coimbra; José Cordeiro, bispo eleito de Bragança-Miranda.

O Pontífice pediu, aos novos bispos, «comunhão com o Papa e os irmãos no episcopado, salientando que «o bispo não é um homem só, mas antes de mais um pastor. No seu discurso, o Santo Padre apelou a que os prelados promovam a «unidade eclesial, reforçando a ideia que «têm a missão de vigiar e agir para que os baptizados possam crescer na graça e segundo os carismas que o Espírito Santo suscita no seu coração e nas comunidades.

ao grupo lembrou que a um bispo compete o «juízo sobre o carácter genuíno de novos movimentos ou associações que surjam na Igreja local, porque «nenhum carisma dispensa a referência e a submissão aos pastores, adianta a Rádio Vaticano. Bento XVI defendeu a necessidade da oração pessoal para apoiar o bispo nas jornadas apostólicas. «Na intimidade com o Senhor – concluiu o Papa – encontrareis conforto e apoio para o vosso ministério.com a santidade da vossa vida e a caridade pastoral sereis exemplo e ajuda para os sacerdotes, vossos primeiros e indispensáveis colaboradores.