aos participantes do encontro da Pastoral Social, o arcebispo de Milão falou sobre a solidariedade tendo como ponto de referência a experiência da diocese italiana referente à instituição do Fundo família Trabalho
aos participantes do encontro da Pastoral Social, o arcebispo de Milão falou sobre a solidariedade tendo como ponto de referência a experiência da diocese italiana referente à instituição do Fundo família Trabalho«Tudo começou com um sonho, começou por afirmar Dionigi Tettamanzi, arcebispo da diocese de Milão. O Natal estava próximo e o cardeal reflectia sobre a grave crise financeira global que se ia expandindo. Surgiu então a ideia de criar o «Fundo Família Trabalho, que propôs na homilia da Noite Santa. O objectivo era auxiliar as famílias em apuros, nomeadamente as pessoas que tinham perdido os seus postos de trabalho e portanto a sua principal fonte de rendimento. a ideia consistia também em levar as pessoas a repensar as suas escolhas de vida e promover um estilo mais sóbrio, humano e evangélico.

O arcebispo de Milão destaca a solidariedade que o projecto gerou. «Quem ficou mais contente não foram os que receberam a ajuda mas sim os voluntários que percorreram o caminho com eles, esclareceu durante o encontro da Pastoral Social. O Fundo contou com a participação de 600 voluntários, distribuídos por mais de 100 localidades. Foram recolhidos mais de 12 milhões e meio de euros, que serviram para ajudar mais de 6. 300 famílias carenciadas. a distribuição da ajuda foi endereçada às pessoas realmente necessitadas, em muitos casos, numerosas, com dívidas, dificuldades de habitação e ou no desemprego.