Convidados a “libertar-se e tornar-se livres”, os 31 missionários que trabalham em Portugal são desafiados a “avaliar os movimentos do Espírito Santo” e a não deixar-se conduzir apenas pelas “próprias sensações”, propôs Norberto Louro, superior cessante
Convidados a “libertar-se e tornar-se livres”, os 31 missionários que trabalham em Portugal são desafiados a “avaliar os movimentos do Espírito Santo” e a não deixar-se conduzir apenas pelas “próprias sensações”, propôs Norberto Louro, superior cessanteUma manhã de reflexão iniciou com a celebração da Eucaristia, hoje, festa da Exaltação da Santa Cruz, destinada a procurar a iluminação necessária para escolher o novo superior provincial. Norberto Louro, ainda superior provincial, presidiu à celebração, ladeado pelos seus quatro conselheiros, que também cessam funções com a eleição da nova direcção provincial. a manhã deste 14 de Setembro é dedicada ao discernimento, em clima de reflexão pessoal, e termina com a primeira votação para a eleição do novo superior. Este deverá ser eleito, ao máximo, ao cabo de três votações. após a sua aceitação da eleição, o novo superior deverá ser confirmado pela Direcção Geral dos Missionários da Consolata, em Roma.

Norberto Louro apresentou quatro disposições importantes para este exercício de discernimento pessoal, destinado a individuar quem melhor pode servir a missão no tempo presente à frente da comunidade da Consolata. a procura da vontade de Deus pode ser sufocada por atitudes e palavras que não têm a ver com este acto importante da vida apostólica e missionária. a procura da vontade Deus deverá ser feita tendo em conta a realidade da nossa vida quotidiana e da sociedade actual em que nos inserimos.

Norberto Louro convidou os missionários, 27 padres e quatro irmãos leigos, a libertar-se e a tornar-se livres de preconceitos e obstáculos, em favor da missão e da nossa família. a libertação pessoal passa por avaliar os movimentos do Espírito, tornando-se conscientes das sensações criadas por experiências pessoais e comunitárias que impedem uma fé e uma esperança maiores. O ponto de referência é aquele que trespassaram e está cravado na Cruz. Nela alcançamos a glória que somos, programamos e realizamos nas nossas vidas, afirmou Norberto Louro.