O fórum foi convocado devido à violência que se tem verificado no estado de Plateau, na Nigéria, país da África Ocidental. «O problema de Jos está longe de ser religioso. é socioeconómico», afirma o governador do estado do Níger
O fórum foi convocado devido à violência que se tem verificado no estado de Plateau, na Nigéria, país da África Ocidental. «O problema de Jos está longe de ser religioso. é socioeconómico», afirma o governador do estado do NígerNas últimas duas semanas, 70 pessoas perderam a vida em confrontos inter-comunitários. Na noite de 11 para 12 de Setembro, duas bombas explodiram em Jos, capital do Estado. Perante os últimos acontecimentos, o governador do estado do Níger e presidente do Fórum de Governadores do Norte da Nigéria, Mu’azu Babangida aliyu, convocou uma reunião de emergência para o dia 21 de Setembro. O objectivo do encontro é discutir medidas para acabar com a desconfiança e os conflitos entre os diferentes grupos étnicos e religiosos do estado. Serão também analisados os problemas referentes aos pedidos de representação política, distribuição de terras e exploração da religião por parte de quem incentiva à violência, adianta a agência Fides.

«O problema de Jos está longe de ser religioso. É socioeconómico. Então, nós, governadores do norte da Nigéria, não vamos permitir que indivíduos ou grupos continuem explorando a religião para conseguir benefícios políticos e económicos, afirmou Mu’azu Babangida aliyu. Vai ser proposta a criação de uma comissão de «verdade e reconciliação para investigar os factos e apurar responsabilidades em relação aos episódios de violência dos últimos anos, a criação de novos distritos no norte de Jos e a criação de reservas de pastagem em áreas sensíveis para prevenir confrontos entre agricultores.