é necessária a «escuta de atitudes inovadoras» e «atenção vigilante» perante a actual crise, defendeu o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social
é necessária a «escuta de atitudes inovadoras» e «atenção vigilante» perante a actual crise, defendeu o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral SocialNa abertura do 27º encontro promovido por esta Comissão, Carlos azevedo referiu-se a uma situação «dura, aflitiva e incerta para tantos que obriga os católicos à reflexão. O prelado assinalou que a Igreja não pode descansar, «enquanto houver um excluído. Nestes tempos de incerteza, os cristãos devem estar preparados para «enfrentar o momento com lucidez, afirmou o também bispo auxiliar de Lisboa. São «momentos novos só sustentados «pela oração para enfrentar «lutas difíceis, disse na sessão de abertura dos trabalhos subordinados ao tema «Desenvolvimento local, caridade global.

«No momento que estamos a viver, parece que se agravaram os problemas e parece que se vão agravar mais sublinhou o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. José Policarpo lembrou que a Igreja é «atacada, não se compreendem dogmas de fé e há «quem não a queira na sociedade, mas tão só na sacristia. « a nossa função não é intervir, está numa pré-política, esclareceu o cardeal.

O patriarca de Lisboa sublinha que a actuação da Igreja consiste em «incentivar numa cultura o espírito da solidariedade. E compete aos cristãos «comunicar a caridade que, não é só solidariedade, disse. Mais do que a generosidade material, a Igreja luta pelas «mudanças de mentalidade, no que diz respeito à ajuda ao próximo, concluiu.

O bispo da diocese de Leiria-Fátima desafiou os políticos a «fazer da política a forma alta da caridade, a partir dos «mais pobres, dos mais necessitados. Para antónio Marto é necessário reabilitar o conceito de caridade pois «foi tão empobrecido e até ridicularizado. a caridade – defende – «deve ser inteligente e procurar compreender a sociedade actual, sendo necessário traduzir esse amor ao próximo «em termos concretos e não mero voluntarismo ou assistencialismo.