agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura promove encontro para combater a violência contra jornalistas e a impunidade de que beneficiam os autores dos crimes. O objectivo é elaborar um plano de acção
agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura promove encontro para combater a violência contra jornalistas e a impunidade de que beneficiam os autores dos crimes. O objectivo é elaborar um plano de acçãoNos últimos dez anos, mais de 500 jornalistas e profissionais da comunicação foram assassinados. O número de feridos no exercício da profissão é ainda mais elevado. a maioria não eram repórteres de guerra mas sim jornalistas que actuavam nos seus países, na cobertura de acontecimentos locais. Em grande parte dos casos, os autores permanecem impunes. a violência contra os profissionais de comunicação reveste diferentes formas: rapto, ameaças, detenções, mas também e cada vez mais, ameaças de agressão sexual no caso de mulheres.

Como tal, a agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) promove hoje uma reunião com organismos internacionais, organizações não governamentais e associações profissionais sobre o tema segurança dos jornalistas e impunidade. O objectivo é elaborar um plano de acção conjunto das Nações Unidas para acabar com o problema. Os vários representantes vão reunir-se amanhã com esse mesmo objectivo.