Conselho Nacional de Transição promete redacção de nova Constituição e realização de eleições 20 meses depois da libertação total da Líbia. Civis fogem de Bani Walid, onde se encontram algumas das forças resistentes
Conselho Nacional de Transição promete redacção de nova Constituição e realização de eleições 20 meses depois da libertação total da Líbia. Civis fogem de Bani Walid, onde se encontram algumas das forças resistentesMustafa abdeljalil, chefe do governo de transição da Líbia, pronunciou ontem o seu primeiro discurso na capital Tripoli. Perante milhares de pessoas, o ex-ministro da justiça reafirmou o compromisso do novo governo com a «construção de um Estado de direito, um estado próspero, no qual a Charia, lei islâmica, será a base da legislação.

O calendário do Conselho Nacional de Transição contempla a redacção de uma nova Constituição e a realização de eleições no prazo de 20 meses depois da libertação total do país. Em Bani Walid, na província de Misurata, estão concentradas algumas das forças resistentes, fiéis ao coronel Kadahfi. Há relatos de civis em fuga na localidade, que conta com 45 mil habitantes, devido ao medo dos combates, adianta a agência Misna.

Não há novidades sobre o paradeiro do ex-líder da Líbia, Muammar Kadahfi. as autoridades do Níger já confirmaram a chegada ao país de 32 pessoas próximas do coronel, no início de Setembro. Entre os mesmos encontra-se o filho, Saadi. alegadamente, não existe nenhum mandato de captura internacional contra nenhum deles, tendo sido acolhidos por motivos «humanitários, indica a mesma fonte.