O evento que decorre em Outubro vai focar-se no fenómeno gerado pelos novos meios de comunicação social. Responsáveis de diferentes países vão debater a sua importância para a democracia
O evento que decorre em Outubro vai focar-se no fenómeno gerado pelos novos meios de comunicação social. Responsáveis de diferentes países vão debater a sua importância para a democracia «Qual o papel das novas mídias na construção da democracia? será o tema em debate do I Encontro Mundial de Blogueiros. que irá decorrer em Foz de Iguaçu, no Paraná, sul do Brasil, entre os dias 27 e 29 de Outubro. O evento vai reunir responsáveis de todo o mundo. Ignácio Ramonet, criador do jornal Le Monde Diplomatique e Kristinn Hrafnsson, porta-voz do Wikileaks (que publicou informações sobre assuntos sensíveis e mediáticos) estarão presentes. a organização do evento considera que é necessário valorizar os novos meios de comunicação social, identificar tendências e aperfeiçoar, adianta a agência adital. as inscrições estão abertas. Os interessados poderão obter mais informações no sítio oficial.

Verifica-se que a internet absorveu grande parte da audiência dos meios de comunicação tradicionais. Sítios da internet, blogues e redes sociais apresentam uma informação variada com diferentes pontos de vista, contribuindo desta forma para a democratização da comunicação, lembra a mesma fonte. a «Primavera do Mundo Árabe é um exemplo de acontecimentos que se desenvolveram graças ao poder dos novos meios de comunicação. Vários países da África do Norte e do mundo árabe verificaram manifestações no início de 2011, convocadas e alimentadas a partir da internet.