No Centro de Promoção Humana do Guiúa funciona um curso de alfabetização de mulheres, aliado à formação nas áreas da costura e da saúde. Estas aprendizagens tornam-se uma alavanca importante para o sustento familiar
No Centro de Promoção Humana do Guiúa funciona um curso de alfabetização de mulheres, aliado à formação nas áreas da costura e da saúde. Estas aprendizagens tornam-se uma alavanca importante para o sustento familiaras autoridades da educação do distrito de Inhambane escolheram a missão de Santa Isabel do Guiúa para a cerimónia comemorativa dos 46 anos da alfabetização e educação de adultos. Estavam presentes as autoridades da educação, os directores das escolas, o director do Centro de Promoção Humana do Guiúa, alfabetizadores, alfabetizados e instrutoras de curso de formação em ofícios.

a sala encheu-se para acolher toda a gente e houve oportunidade para que várias mensagens fossem lidas pelos responsáveis dos agentes de alfabetização e dos alfabetizados. Em todos os discursos se relevou a importância da alfabetização como forma de evitar o analfabetismo e combater a pobreza absoluta. No Centro do Guiúa temos em funcionamento um curso de alfabetização de mulheres e também lhes é proporcionada formação nas áreas da costura e da saúde. a combinação destas aprendizagens é apresentada por todos os responsáveis envolvidos como capacitação numa área de trabalho e como pilar do sustento familiar.
Foi com muito orgulho que o Centro do Guiúa expôs os seus trabalhos de costura e também de artesanato em capulana. a cerimónia foi animada com danças e representações teatrais dos alunos. Depois da exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas alunas dos cursos de costura, houve um almoço partilhado, onde todos os alunos dos cursos de alfabetização do distrito puderam conviver e trocar experiências. São também nossos os votos expressos pela responsável distrital da educação: Façamos da alfabetização uma lanterna que na noite escura nos aponta o caminho a seguir.