Fátima recorda «a possibilidade de uma vida plena e definitiva no seguimento do filho de Maria, e, ao contrário, a possibilidade de perder a nossa vida na insensatez e na solidão do egoísmo»
Fátima recorda «a possibilidade de uma vida plena e definitiva no seguimento do filho de Maria, e, ao contrário, a possibilidade de perder a nossa vida na insensatez e na solidão do egoísmo»O arcebispo de Milão defendeu que Fátima transmite «o apelo a construir relações de paz que salvem o mundo de novos sangrentos teatros de conflito e de ódio entre os povos. ao mesmo tempo, é também a certeza de que «a verdade custa, que o amor pela verdade paga-se, paga-se pessoalmente até ao dom da própria vida, afirmou durante a Eucaristia votiva do Espírito Santo, na noite de 12 de Setembro, na peregrinação internacional aniversária.

Salientando que «é verdadeiramente uma obra do Espírito Santo aquela que estamos a ver Dionigi Tettamanzi disse ainda aos peregrinos de Fátima que o Espírito «renova a sua prodigiosa explosão neste lugar tão rico de significado para a nossa fé. Na noite em que se juntaram no Santuário muitos fiéis, vindos de diversos pontos do país e diversos países, o arcebispo de Milão assinalou a «unidade na fé. Trata-se de uma «unidade de caridade, que se exprime também na disponibilidade recíproca para a escuta e o mútuo acolhimento das nossas diversidades de carismas e tarefas.

Maria, através dos pastorinhos – explicitou o presidente da celebração – anunciou ao mundo a certeza da acção do Espírito de Jesus que «anima a história e a conduz por entre tantos acontecimentos dramáticos. as visões que os três videntes tiveram mostram um «cenário verdadeiramente universal, total: o inferno e juntamente a promessa do céu para aqueles que se converterem, a guerra e a promessa da paz, a visão do Papa, dos bispos, da montanha com a grande cruz.

E Maria faz-se eco do Espírito Santo, que conduz à verdade plena. «Precisamos de verdades que nos façam viver, que nos ajudem a descobrir e a amar o sentido autêntico da vida, disse ainda Dionigi Tettamanzi. Já no final da homilia, o arcebispo pediu para que Deus infunda «dinamismo e energia ao nosso agir para que este seja para o «bem comum.