O encerramento de um poço de água, em 2002, colocou em risco a sobrevivência da comunidade indígena. a estrutura foi reaberta, depois de nove anos sem acesso à água
O encerramento de um poço de água, em 2002, colocou em risco a sobrevivência da comunidade indígena. a estrutura foi reaberta, depois de nove anos sem acesso à águaO grupo indígena do Botsuana, país da África austral, celebra a reabertura do poço de Mothomelo, que tinha sido encerrado há nove anos. O direito à água da comunidade indígena que vive numa zona desértica, entre as mais áridas do planeta, foi reconhecido em Janeiro pelas autoridades judiciais do país. No poço que foi reaberto a 5 de Setembro foi instalada uma bomba solar, para a extracção de água, adianta a organização Survival.

O encerramento da estrutura em 2002 colocou o grupo indígena numa situação difícil. Em 2010, o relator especial das Nações Unidas para os povos indígenas, James anaya, considerou que viviam em condições «deploráveis e perigosas perante a falta de água. ao longo dos últimos anos, sobreviveram consumindo a água da chuva e melões selvagens.

Os Bushmen foram obrigados a abandonar as suas terras ancestrais. as expulsões forçadas de que foram vítimas foram consideradas ilegais e anticonstitucionais em 2006, no âmbito de um processo histórico. a Survival, organização para a defesa dos direitos indígenas, acredita que tenham sido motivadas pela descoberta de diamantes nos mesmos territórios.