Os dois contentores enviados pela diocese de Leiria-Fátima, através do grupo missionário Ondjoyetu, já foram descarregados no Sumbe
Os dois contentores enviados pela diocese de Leiria-Fátima, através do grupo missionário Ondjoyetu, já foram descarregados no Sumbe39 dias depois do envio (7 de Setembro), com «alguns pequenos contratempos pelo meio, os dois contentores, repletos de material vário, chegaram ao local previsto e foram descarregados por 28 voluntários e os três elementos da equipa missionária. « a descarga foi feita em momentos sucessivos, tendo durado um total de cerca de 20 horas a fazer, salienta o padre Vítor Mira.

O coordenador do Grupo Missionário Ondjoyetu assinala que, durante uma semana, a chegada dos dois contentores foi esperada, e por isso esteve no Sumbe, um grupo de pessoas do Gungo para ajudar nos trabalhos. Mas o contentor não chegou e os voluntários acabaram por regressar à sua terra, não sem antes terem ajudado a construir os armazéns improvisados para recolher toda a mercadoria.

Quando finalmente houve a certeza de que os contentores iriam chegar, «a ana Sofia e o padre David foram de novo ao Gungo, mais concretamente à zona da Tuma (a uma distância de cerca de 100 quilómetros do Sumbe) e, daí, trouxeram 16 pessoas a que se juntaram outros “camungungos” (habitantes do Gungo) que já estavam no Sumbe, refere o padre Vítor Mira. Os camiões com os contentores acabaram por chegar ao mesmo tempo, já que «um deles teve problemas no sistema eléctrico e por isso teve que andar mais devagar e fazer algumas paragens.

O sacerdote assinala que «as mercadorias chegaram em bom estado e os descarregadores ficaram impressionados pela forma como tudo tinha sido acondicionado. agora o trabalho reside em «procurar as ferramentas, materiais de construção enviados e outros bens mais urgentes e acabar de acondicionar o melhor possível toda aquela carga, num total de cerca de 42 toneladas. as obras de construção da segunda fase da casa da missão no Sumbe devem iniciar-se a 19 de Setembro.