Bispo de Viseu pede gestos de perdão, como Jesus e João Paulo II. «São estes gestos que fazem progredir e avançar o mundo, construindo o futuro e semeando a esperança»
Bispo de Viseu pede gestos de perdão, como Jesus e João Paulo II. «São estes gestos que fazem progredir e avançar o mundo, construindo o futuro e semeando a esperança»Ilídio Leandro recordou o atentado às torres gémeas de Nova Iorque, em Fátima, durante a Eucaristia. Os gestos que possuem a matriz do 11 de Setembro, de há dez anos, têm semeado «o medo, a vingança, o terrorismo. Esses gestos «dividem o mundo em sub-mundos e em blocos antagónicos e fazem do mundo uma selva, onde cada um receia de cada outro, quer nas relações de proximidade e de vizinhança, quer nas profissionais e laborais, afirmou. a combater «a acusação, a vingança, a ira, a lei do mais forte, o prelado pede «gestos com a matriz de Jesus, a matriz do perdão e do amor, como os gestos de João Paulo II, que perdoou a quem o quis assassinar.

a Eucaristia deste 11 de Setembro ficou marcada pela peregrinação do Movimento dos Convívios Fraternos e pela oitava peregrinação nacional dos coxos ao Santuário. «O mundo precisa de mudar o paradigma de vida, as referências de desenvolvimento e os sistemas de organização económica e social, defendeu o bispo de Viseu. Para Ilídio Leandro «o mundo dos excluídos, dos refugiados, das crianças soldado, das desigualdades injustas, envergonha os cristãos.

Às centenas de jovens presentes, o bispo exortou-os à firmeza da fé para ultrapassar os muitos obstáculos, nesta «sociedade em crise, minada e caótica. Um jovem cristão – disse – deve ser «um jovem sem medo da vida, sem medo do mundo, sem medo do futuro. aliás, o mundo e a Igreja «precisam de jovens inseridos nas mais diversas áreas da vida social, económica, laboral, académica, jurídica e política, com linguagem, comportamento e testemunho sério e autêntico, que sejam referências de um mundo e de uma Igreja que anseiam por mudanças a partir do interior e no mais profundo dos valores, dos critérios e dos caminhos de renovação.