De visita ao México, Dalai Lama apela ao «desmilitarizar do planeta», defendendo que o dinheiro que se destina às forças militares deveria ser canalizado para projectos de saúde e educação em todo o mundo
De visita ao México, Dalai Lama apela ao «desmilitarizar do planeta», defendendo que o dinheiro que se destina às forças militares deveria ser canalizado para projectos de saúde e educação em todo o mundoUm mundo sem exércitos teria efeitos ecológicos e económicos muito positivos. Todo o enorme capital atribuído às forças militares seria convertido em projectos mais construtivos e benéficos para a comunidade internacional, afirmou o líder espiritual budista na capital do México, em visita àquele país. No discurso que proferiu na conferência aguçar a mente e nutrir o coração, organizada pelo Sindicato Nacional de Trabalhadores da Educação no V Congresso Nacional de Educação do México, Tenzin Gyatzo afirmou que o diálogo e a paz devem caracterizar o século XXI, de modo a que as pessoas cheguem a acordo conversando e não através da guerra, informa a agência Lusa. No entanto, não vamos conseguir um mundo pacífico só a rezar, vincando que são os seres humanos que fazem a guerra e os que devem construir a paz, mas para isso é preciso entusiasmo e convicção.

Os jovens são responsáveis por criar um mundo melhor através da sua determinação e visão clara.com eles estão os professores, a quem o líder espiritual tibetano pediu para darem o exemplo e instruir os seus alunos. a educação é a chave que abre as portas do conhecimento, frisou, ao lamentar que, nos últimos anos, esta se tenha vindo a debruçar sobre o progresso material, pondo de lado o desenvolvimento de valores interiores, da compaixão ou preocupação com o bem estar dos outros. O Dalai Lama interveio ainda numa outra conferência que decorreu num estádio de futebol da capital mexicana, tendo exortado os seus seguidores a manter a calma em momentos de crise, numa alusão ao décimo aniversário dos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001.

Perante uma multidão de 35 mil pessoas e acompanhado pelo actor norte-americano Richard Gere, Tenzin Gyatzo, que recebeu o Nóbel da Paz em 1989, respondeu a perguntas da audiência que expressaram preocupação sobre o crime e insegurança gerados pelo narcotráfico. O Dalai Lama, que deixa o México na terça-feira, 13 de Setembro, manifestou ainda a vontade de regressar no próximo ano, em resposta aos convites que lhe foram endereçados durante a sua terceira visita àquele país.